Um dos anúncios mais irritantes do YouTube está com os dias - ou melhor, os meses - contados. A plataforma anunciou nesta sexta-feira, 17, que não vai mais exibir propagandas de 30 segundos obrigatórias antes ou durante os seus vídeos a partir de 2018.
Nesse formato, um dos mais caros oferecidos pelo Google para anunciantes, o usuário é obrigado a ver um anúncio de 30 segundos antes de ver um determinado vídeo escolhido por ele, e não tem a opção de clicar no botão "pular anúncio". Por ser mais caro, o anúncio é também mais difícil de ser encontrado no feed do site.
O abandono do formato se deve a uma reestruturação do YouTube, que pretende melhorar a experiência dos usuários. "Decidimos parar de exibir anúncios de 30 segundos obrigatórios em 2018, e, em vez disso, focarmos em formatos que funcionem bem tanto para os usuários quanto para os anunciantes", disse a empresa em comunicado.
Os outros formatos de anúncio obrigatório, incluindo o vídeo de 20 segundos que não pode ser pulado, vão permanecer na plataforma. A opção para quem não quer ver essas propagandas é instalar uma extensão que remove anúncios do navegador (os chamados adblockers) ou pagar a assinatura do YouTube Red, serviço de vídeos sem propaganda do Google que ainda não foi liberado no Brasil.
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