Você andaria em um ônibus sem motorista? Essa é a proposta da Mercedes-Benz. A montadora demonstrou nesta semana como deve funcionar o Bus Future. O veículo deu sua primeira volta em uma cidade vizinha de Amsterdã.
"Estamos vivendo em um mundo cada vez mais urbano. As cidades são o lar de mais de 50% da população do mundo. E o número tende a aumentar rapidamente. Se mais e mais pessoas comem, dormem e trabalham nas cidades, uma série de grandes desafios surgem. Um grande desafio é mover todas essas pessoas rapidamente, com segurança e confortavelmente. Isto significa que precisamos de um transporte público atraente", explica Wolfgang Bernhard, CEO da Daimler Caminhões e Ônibus.
O ônibus, assim como os caminhões da Mercedes, conta com um piloto automático que pode ser acionado em estradas e vias. O sistema é capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e sinais de trânsito e placas.
É importante notar que ele é um veículo híbrido, ou seja, pode ser dirigido tanto pelo motorista como pelo computador.
O ônibus pode atingir até 70 km/h e é projetado para rodar em faixas exclusivas, onde é mais fácil navegar e há menos complexidade no trânsito. A distância entre a calçada e a parada do veículo é uma das preocupações da fabricante. Por isso, o cálculo é feito pelo sistema e fica a menos de 10 centímetros do meio-fio, o que pode ajudar mesmo as pessoas que possuem dificuldade de mobilidade.
A Mercedes explica que o Bus Future é também mais eficiente do que os veículos comuns operados por humanos, já que o sistema consegue acelerar e mudar as marchas de maneira otimizada.
Por dentro, o ônibus autônomo é bastante diferente dos ônibus comuns e possui três áreas de assento: a primeira é destinada a pessoas que desejam entrar e sair rapidamente. A segunda é voltada para quem procura informações sobre a rota e a terceira foi desenvolvida para quem vai permanecer mais tempo.
O Future Bus tem Wi-Fi e dois monitores de 43 polegadas onde são exibidas as rotas, notícias e outras informações.
Via BusinessInsider e Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário