A Apple admitiu nesta sexta-feira a existência de um bug no iTunes que pode apagar toda a biblioteca musical que o usuário possui no computador. Ela afirma, porém, que isso atinge apenas um número muito pequeno de clientes e que já está preparando uma atualização do programa para os próximos dias.
Uma polêmica começou quando a reclamação de um usuário publicada em seu blog pessoaltornou-se viral e passou a ser repercutida na blogosfera tecnológica. Ele afirmava que o Apple Music tinha apagado toda a sua biblioteca e baixado algumas faixas com proteção DRM (aquela que não deixa a música ser escutada em outros programas ou dispositivos não associados à mesma conta). E o pior: ao contatar o suporte da Apple, a atendente desinformada informou que era assim mesmo que o serviço funcionava.
Por sorte, ele tinha um backup de todas as suas musicas, que somavam mais de 122 GB de arquivos.
Depois que o caso se espalhou, ele recebeu um telefonema da Apple e falou diretamente com um funcionário da equipe técnica, que quis estudar o caso mais profundamente. Afinal, o Apple Music não é programado para apagar nenhum arquivo musical do usuário, sem avisar ou pedir permissão.
Agora, chegaram à conclusão oficial de que é um bug no iTunes (e não no serviço de música) que pode ocasionar o estrago.
Enquanto a atualização não chega, a dica é fazer backup de sua biblioteca musical, para não correr o risco de perdê-la.
É claro que é lamentável acontecer este tipo de problema, mas pelo menos a empresa está tentando resolvê-lo para que ele pare de acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário